segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Testando renderizador Cycles no Blender

Bem, voltando aos aspectos mais "design" do blog, um pequeno teste do novo renderizador interno unbiased do Blender, o Cycles, que simula física para o comportamento da luz nas cenas em 3d. É mais demorado? É! Resultados melhores que o Blender Internal? Depende.... Com um pouco de paciência se conseguem resultados muito bons nele, pois leva pelo menos uma semana de experimentos para poder dizer que você realmente sabe o que está fazendo no Cycles. Uma coisa que dá pra notar é que um dos shaders mais usados depois do Emission (que transforma objetos tipo mesh em lâmpadas) é o Mix Shaders, com o qual dá pra misturar dois tipos de shader, inclusive outro Mix Shaders pra por mais e mais shaders no material, já que o sistema de materiais do Cycles trabalha com o node editor, o que pode possibilitar resultados bem interessantes se você tiver tempo pra estudar direito como as coisas funcionam. Esse render dos pratos abaixo, eu tinha programado pra 400 passes, mas nos 41-42 passes já tava assim:

                         

Daqui a 1 hora eu atualizo o post com o resultado final dos 400 pass e com o render time. Pra ver melhor a imagem recomendo abrí-la em nova aba.

Edit 1: render com 153 passes:
 Reparem em como as sombras e reflexos se mostram mais definidos, com menos granulação. Claro que pra perceber bem isso só vendo as imagens aumentadas, mas no render de 40 pass lá em cima, dá pra ver no reflexo do prato azul que tá bem granulado, mesma coisa com o prato verde, e as sombras também mostram uma diferença que se posta num poster ou outdoor seria muito visível...

300 e poucos:
 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário