domingo, 23 de outubro de 2011

Opensource audio - Opções mais difundidas e já testadas

Bem, pra quem quer saber um pouco mais sobre audio com programas opensource, como o meu querido brother Carlos Zema, que eu conheci essa semana no grupo da banda Auryah, no Facebook. E como prometido, Zema, aí vai o post....

Pra começar, vamos falar de partituras e MIDI. Se você está buscando uma alternativa gratuita de qualidade ao Guitar Pro, eu recomendo o Tux Guitar que pode ser exatamente o que você procura, pois além de ler e salvar no formato das várias versões do Guitar Pro, salva partituras em pdf, exporta MIDI, tem uma gama interessante de opções e é totalmente gratuito, inclusive para uso comercial. Funciona em Windows, Linux e Mac, além de ter uma versão Java disponível pra você testar direto do site.

Outra opção interessante pra quem quer trabalhar com audio de samples, MIDI e voz é o LMMS, disponível para Windows e Linux, já testei e é bem simples de trabalhar, se você já tem uma familiaridade mínima com softwares como o Fruity Loops.

Caso esteja procurando substitutos para o Cubase ou outros programas de gravação e efeitos de mixagem, o Audacity pode ser exatamente o que você procura, pois ele suporta plugins VST, além dos plugins LADSPA, que são o equivalente aberto dos VST, fora a lista grande de plugins e efeitos pré-instalados.
Já usei ele pra gravar algumas trilhas pequenas de vocal e baixo e não deixou a desejar.
(Informação adicional: Vendedores de equipamentos que incluem o Audacity no pacote com seus produtos. A Behringer é uma das que mais vendem produtos compatíveis com o Audacity, e em alguns, inclui um cd com o programa ou citações a ele no manual do produto.)

Esses são só alguns dos que eu testei sem precisar mexer com server JACK no Linux. Falando em JACK, ele é uma interface de audio profissional que trabalha como servidor interligando diversos programas, assim você pode definir canais entre eles fazendo o resultado de um ser jogado no outro pra poder editar sem precisar fazer bilhões de exportações e importações, agilizando o trabalho de qualquer estúdio.

Uma breve pesquisa por Linux audio ou opensource audio ou free software audio vai te dar bons resultados e te mostrar o quanto pode ser bom migrar pra plataformas abertas. Falando nisso, há distribuições Linux totalmente dedicadas a trabalhar com audio, inclusive com kernel de baixa latência, o que reduz ruidos de gravação. Uma delas é o Tango Studio, que eu também já testei e recomendo caso você queira se dedicar a produção de audio exclusivamente no Linux.

Ah, e antes que eu esqueça, tenho que falar da bateria digital programável mais legal que eu já usei, o Hydrogen, que é uma drum machine de respeito pra quem usa Linux ou Mac (a versão que tem pra Windows ainda é experimental, mas em breve eles lançam uma versão estável, o mundo do software livre é bem rápido nos releases de versão....).

Grande abraço, espero que tenham gostado.

Um comentário: